quarta-feira, 22 de julho de 2015

Minha jornada com o Efavirenz...

Neste blog nunca tive a intenção de falar sobre medicamentos ou até mesmo dar informações sobre como proceder quanto a isto ou aquilo. Não existe um caracter médico ou jornalistico. Este blog tem função de dividir, meus anseios e minha jornada nesta nova vida chamada "soropositividade. Dito isso, volto a dizer que nunca pensei em citar o nome de um remédio, mas este em especial, não pode passar em branco. (Pausa...de um mês. Fui ler a bula, e SOCORRO...só piora, meu médico diz que bulas são feitas para médicos,não para pacientes, mas a bula em questão relata não só "suicídio" como também explica, quase dois anos de confusão mental e enfraquecimento físico que passei... Ida mensal ao SUS, fui retirar minha medicação e a novidade do momento (impressionante como o SUS cada hora em uma burocracia nova!..) era que agora "virou 3x1", oba, um comprimido do tamanho do meu dedo mindinho mas vamos lá...se é para manter a carga viral lá zeradinha..está tudo certo! Bom, tomei e comecei a passar muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito mal, durmia 4 horas por noite, tinha diarréias constantes, mal conseguia me alimentar, apetite era luxo, ansiiiiiiiiiiiiosssssssaaaaaaaa, até a última gota de adrenalina, tinha confusões mentais, já não sabia se o que havia falado ou pensado. Enfim, pirei, sai da casinha. Com 46 kg e o 3X1, padeci...eu havia acabado de fazer meu plano, resolvi ligar para a única pessoa que confiaria no assunto 100%, Dr.Mauro Schecter, ele não aceitava o plano, mas foi bastante razoável comigo. Levei uma amiga e fui, ao começar a contar para o Dr. meus incomodos ele matou de cara: Efavirenz, você está tendo VARIOS efeitos colaterais deste remédio, topa mudar a medicação e voltar ao 3X 1, mas tem outros efeitos e me explicou. CLAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAARRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRROOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO Revi os últimos dois anos como um filme. Que enfim, 2 meses depois, 1 emprego a menos, algund namoros terminados, e uma enorrrrme confusão,sobrevivi...Vida que segue! Enfim, na prática, o remédio "potencializou" um lado meu que já existia, "ansioso" e "desconfiado" e perdi 12 kgs... Outro dia, assisti um doc na internet sobre "emotional injuries" ou feridas emocionais, onde o cientista explicava que a questão da dor emocional é que a sentimos na mesma intensidade que a física, no entanto, não as compartilhamos socialmente como quebrar o pé, ou se ralar.. Enfim, talvez um pé na bunda merecesse um gelo ou um sorvete! Entende? sabemos cuidar da casca mas pouco olhamos para a alma, e esta por algumas vezes está em carne viva! Ufa! Passou! Obrigada Dr. Mauro !

2 comentários:

  1. Olá Blogueira bem informada! Estava aqui pesquisando sobre o HIV e descobri seu blog. Ele está repleto de informações úteis. Parabéns pela iniciativa! Fiquei foi com uma dúvida sobre este post em particular que é a seguinte. Terei que marcar uma consulta com um infectologista para investigar a causa de uma candidíase que apareceu (até o momento, sou soronegativo, mas talvez a Cândida indique que algo mudou em mim...). Bem, com todo o enorme respeito ao Dr.Schechter, eu meio que havia descartado o nome dele, basicamente por 2 razões: 1) deve ser MUITO cara sua consulta; 2) como ele tem uma intensa carreira internacional, imagino que não consiga dar um acompanhamento adequado a um paciente "pobre mortal" num momento de crise. Havia considerado procurar a Dra. Marcia Rachid, que parece ser uma profissional mais acessível aos pacientes. Mas ao ler o seu post - que foi absolutamente sincero e preciso -, fiquei com a impressão que, "na hora do aperto", você se decidiu foi pelo dr.Schechter mesmo. Enfim, estou confuso. E como não gostaria de começar o tratamento com um profissional e depois trocá-lo por outro, resolvi te fazer esta pergunta. Hoje, sua escolha seria pelo Dr. Schechter, é isso mesmo? Se achar a pergunta delicada, e preferir responder para meu e-mail, ele é: ricardo.botelho@globo.com Desde já te agradeço pela atenção. Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Oi Ricardo! Obrigada pelo comentário. E calma.... candidíase é acandidíase, hiv é hiv...cheque mas não se "autodiagnostique"!

    Existem bons profissionais em todo o Brasil, fato. Mas de verdade, já estive em mais de 12 e nunca estive com alguém tão bom. Para mim, todo mundo deveria passar nele, ao menos uma vez na vida. Ele tem muito conhecimento e muita experiência, sabe? Isso faz com que ele te assista mas de um jeito leve.... Nós já temos uma mochila bem pesada a carregar, não preciso de médico me chamando de "heleninha" porquê gosto de beber socialmente ou outro que se preocupou mais com a saúde pública do que comigo! O fato de ele ser famoso ( e caro, mas vamos lá o que é bom, é caro. E de mais a mais se você fizer sua parte, você terá que voltar a cada seis meses... Quanto ele ser ocupado, de fato é, mas já me atendeu no saguão do aeroporto depois de 12 horas de viagem! Bom, de verdade, sou MUITO fã dele porque ele mudou minha vida, mudando meu medicamento...Boa sorte! Obrigada pelos elogios e vou te mandar esta mensagem pelo seu e.mail também !

    ResponderExcluir